Por que devemos beber água?

Por que devemos beber água?

Todo mundo já cansou de ouvir que precisamos beber água e vários copos por dia. O problema é que as pessoas “esquecem” ou pior, não gostam de água. Muita gente diz que mata a sede tomando um copo de refrigerante, pode até ser que na hora a sede passe, mas depois de 15 minutos estará de volta, e aí a pessoa ingere mais refrigerante.
O problema é que as pessoas não são acostumadas a ingerir água, e por isso acabam não ingerindo o líquido necessário para sua sobrevivência. A seguir alguns dos benefícios da ingestão de água:

Ajuda na perda de peso: a água não tem calorias, nem açúcar, nem gorduras, nem carboidratos. Beber água ao invés de refrigerantes ou sucos de pacotinho pode ajudar a emagrecer, além do mais muitas das vezes que achamos que estamos com fome estamos na verdade com sede, por isso ingerir água quando estiver com fome ajuda a emagrecer comendo menos;

Coração saudável: um estudo mostrou que as pessoas que consumiam pelo menos 5 copos de água por dia tem 41% a menos de chance de desenvolver problemas cardíacos do que os que consomem menos de 2 copos;

Energia: beber água evita a desidratação, que causa cansaço físico, fadiga, tontura, fraqueza muscular entre outros sintomas, se o corpo está com sede é porque já está desidratado.

Dor de cabeça: um dos sintomas de um corpo desidratado é a dor de cabeça, existem N motivos para ter dor de cabeça, mas um dos mais comuns é a falta de água;

Pele saudável: pessoas que ingerem água em quantidades adequadas todos os dias tem pele e cabelos mais bonitos e saudáveis, a pele é mais brilhosa e tem aparência de saudável;

Problemas digestivos: para que nosso sistema digestivo funcione corretamente é preciso que se tome água, muitas vezes apenas a mudança de hábito de começar a beber água suficiente regula intestino preso.

Limpeza: a água ajuda a eliminar as toxinas e resíduos do corpo;

Combate o câncer: estudos comprovam que quem bebe água tem 50% menos chance de ter câncer de bexiga, 45% menos chance de desenvolver câncer de cólon, assim como de mama;

Melhora o desempenho: de qualquer pessoa que pratique exercícios físicos. A prática de exercício exige que o corpo tenha mais água disponível, e se tiver o corpo responde melhorando a desempenho do atleta;

Quantos litros de água por dia?

A recomendação de 8 copos ou 2 litros por dia é uma recomendação geral, para saber quanto cada pessoa deve ingerir é preciso levar em conta o peso e altura.

O importante é ingerir água várias vezes por dia, não tudo de uma vez só. Um copo ao acordar, um copo antes ou após cada refeição (esperar 1 hora antes e após), durante e após atividade física, e durante o dia todo, não esperando ficar com sede, pois aí seu corpo já está desidratado. Algumas dicas para te ajudar a beber mais água:

– Coloque um copo ou uma garrafa de água na sua mesa de trabalho: quando olhar para a
garrada ou o copo lembre-se de tomar alguns goles, e quando tiverem vazios lembre-se de
enchê-los, isso ajuda em muito a tomar água durante o dia;

– Crie um lembrete no celular ou no computador, para que de hora em hora (pelo menos) você lembre-se de tomar 100 ou 200 ml de água, isso ajuda aos mais distraídos;

– Troque sempre que puder os refrigerantes ou bebida alcóolica por água: tente pelo menos tomar metade desses líquidos que ingere normalmente e a outra metade substitua por água;

– Invista em um filtro: normalmente fica mais barato á longo prazo do que continuar comprando garrafinhas de água mineral, comprar grandes quantidades de água (como garrafões de 20 litros) é também mais barato do que garrafinhas menores;

Sucos naturais e água de coco são excelentes substitutos de refrigerantes e sucos de pacotinho (que nada mais são do que açúcar com corante). Mas não deixe de ingerir água, ela é excelente, deliciosa (há quem diga que não tem sabor), só faz bem, te deixa hidratado, regula seu organismo, temperatura e mantém as doenças longes.

– Quem acha água sem graça pode criar águas aromatizadas com frutas cítricas em rodelas ou espirais com as cascas, como limões e laranjas, legumes fatiados como o pepino, ervas, como alecrim, hortelã, manjericão, frutas picadas, como melancia, abacaxi, carambola, morango, amora e até mesmo especiarias, como cravo, canela, anis estrelado, gengibre. Use a criatividade, mas não deixe de beber água.