Dicas para acelerar o metabolismo

Dicas para acelerar o Metabolismo

O metabolismo é um conjunto de hormônios e enzimas que transformam calorias (comida) em energia, de uma maneira mais ou menos eficiente. É ele quem estabelece o ritmo no qual você queima as calorias que consome e também o responsável pela velocidade com a qual você gasta ou acumula estas calorias.

O seu metabolismo sofre diversas influências como idade (o metabolismo diminui cerca de 5% a cada década após os 30 anos), sexo (homens queimam mais calorias do que as mulheres), quantidade de massa magra (músculo) presente (quanto mais massa magra, mais rápido o metabolismo) e hereditariedade.

Ocasionalmente, problemas de saúde como o hipotireoidismo ou deficiência de outros hormônios também podem lentificar o metabolismo.

Algumas dicas para acelerar o metabolismo:

– A melhor forma para acelerar o seu gasto diário de calorias é a pratica regular de atividade física, que deve incluir exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular, o que vai ajudá-lo a manter o seu ritmo metabólico a longo prazo.

– Porções menores e mais frequentes ao longo do dia ajudam a manter o seu metabolismo sempre em alerta.
O contrário também vale: se você passa muitas horas sem comer ou “pula” refeições, o seu metabolismo fica muito lento, poupando o gasto de energia.
Pessoas que fazem “lanches” entre as principais refeições tendem a comer uma menor quantidade durante o almoço e jantar, o que leva a uma diminuição expressiva da quantidade de calorias ingeridas diariamente, resultando em um aumento da taxa metabólica e uma diminuição da gordura corporal.

LEMBRANDO QUE PARA ISSO OCORRER VOCÊ PRECISA FRACIONAR MAIS AS REFEIÇÕES E DIMINUIR O VOLUME, OU SEJA, COMER VÁRIAS VEZES AO DIA, PEQUENAS QUANTIDADES.

– Alimentos que podem ajudar são os conhecidos como termogênicos por serem capazes de aumentar a temperatura corporal e aumentar a queima de gordura, eles ajudam no controle do peso e no emagrecimento. Alguns deles são:

– Pimenta vermelha: bastam três gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas pra aumentar o metabolismo em até 15%. Mas tem que ser a vermelha, pimenta-do-reino não tem esse efeito.

Chá verde: também favorece a utilização da gordura corporal e atua como fonte de energia, com função de estímulo metabólico. É preciso beber quatro xícaras do chá ao dia. Não deve adoçar nem com adoçante, ideal é tomar puro.

Canela: Tem alto teor de cálcio, essencial para aumentar o metabolismo basal. Salpique um pouco em pratos quentes, molhos e até saladas. Também vale colocar na sobremesa, mas não pode exagerar nos doces.

Gengibre: Pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Para consumir, use-o como tempero de carnes, aves e peixes. Vale colocar na sopa de legumes e no chá.

Fibras naturais: por serem indigeríveis, elas mantêm a saciedade por mais tempo, agindo no metabolismo basal. No intestino, melhoram a microflora intestinal. Além disso, são fundamentais para uma ótima absorção de nutrientes, que também ativarão o metabolismo.

– Beba bastante água ela é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. Beba de oito a 10 copos de água por dia, pelo menos. A água gelada acelera um pouco mais o metabolismo, já que nosso corpo trabalha (ou seja, queima energia) para deixá-la na temperatura normal.

Importante: Esses alimentos só vão ajudar acelerar o seu metabolismo se forem consumidos diariamente, não adianta consumir uma vez na semana ou uma vez por mês.

 

Fonte: Site Minha Vida