Benefícios da Chia

Benefícios da Chia 

A chia é uma semente encontrada no sul do México. Riquíssima em uma série de nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado da dieta. Está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.

A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a duas colheres de sopa. Caso você passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia é benéfica para a saúde, mas também é calórica – são 115 calorias em duas colheres de sopa da semente.

Confira o que essas duas colherzinha diária pode fazer pela sua saúde.

Efeito tira-fome 

A semente de chia é rica em fibras tanto solúveis quanto insolúveis. Essas fibras ajudam a regular o trânsito intestinal, evitando ou tratando a prisão de ventre, por exemplo. Enquanto a aveia possui 9,1g de fibras a cada 100g do grão, a chia tem 13,6g de fibra. “Ela também proporciona mais saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago forma uma espécie de ‘gel’ que dilata o estômago, ajudando também no emagrecimento”.

Ômega-3 

É o carro-chefe nutricional da chia. A porção de semente de chia tem 400% da nossa necessidade diária de ômega-3. Quando pensamos em ômega-3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é rico nesse nutriente. Porém, de acordo com os estudos nutricionais, 100 gramas da semente de chia têm oito vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão.
O ômega-3 conhecida como a “gordura do bem” é responsável por afastar as doenças cardiovasculares, reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol circulante no sangue e também aumenta a sensibilidade à insulina. Além disso, o ômega-3 ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial.

O ômega-3 também é importante no fortalecimento do sistema neurológico, é anti-inflamatório, ajuda evitar a depressão e aumenta a absorção de nutrientes.

Mais cálcio que o leite 

Essa é para os intolerantes à lactose e precisam de uma fonte de cálcio segura – 100 gramas da semente de chia (equivalente a + – dez colheres de sopa) têm seis vezes mais cálcio que meio copo de leite integral – que tem em média 246 mg do nutriente ou 1 copo do leite desnatado tem 257 mg. “O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose”. Uma porção de semente de chia (25 gramas = 2 col. de sopa) tem cerca de 21% das nossas necessidades diárias de cálcio.

 – Mais ferro que o espinafre
Uma ótima notícia para quem não é muito fã de espinafre e outros vegetais ricos em ferro (geralmente os verdes escuros), ou mesmo quem sofre de anemia e necessita ingerir boas fontes de ferro. 100 gramas da semente de chia oferecem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por exemplo, ou seja, uma porção da semente tem 67.8% das nossas necessidades diárias em ferro.

 – Proteínas para os músculos
Ótima para quem pratica atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para a reconstrução muscular, 100 gramas da semente de chia carregam 16g de proteína em sua composição. “Enquanto em 100 gramas de arroz integral cru há 8 gramas de proteína e no milho verde cozido há 3 gramas.” A vantagem da superdose é que a semente ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades proteicas – uma porção da semente de chia tem 8.6% das nossas necessidades diárias nesse nutriente.

 – Contêm magnésio
Essencial para o pleno funcionamento do nosso cérebro e ligações cognitivas, o magnésio também está muito presente na semente de chia. “Em comparação com 100 gramas de brócolis, a semente de chia tem 15 vezes mais magnésio”.

A porção possui 27.9% das nossas necessidades diárias desse nutriente.

 – Vitamina A para os olhos
A porção diária da semente de chia possui cerca de 20% das nossas necessidades dessa vitamina. Melhora sistema imunológico e protege a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento.

 – Potássio contra câimbras
Esse nutriente tem grande participação na ação muscular, sendo essencial para quem pratica exercícios físicos diariamente. De acordo com estudos nutricionais, 100 gramas da semente de chia têm duas vezes mais potássio que duas bananas grandes. Nesse caso você pode até consumir a dupla junto. Uma porção de 25g de chia tem 6.4% das nossas necessidades diárias de potássio.

 – Vitaminas do Complexo B
“A semente de chia também possui em sua composição a niacina, a tiamina e a riboflavina, todas as vitaminas do complexo B. Elas são fundamentais para o pleno funcionamento do nosso sistema nervoso, além de auxiliar no metabolismo das nossas células, fazendo com que nosso organismo todo funcione melhor. A porção da semente tem 13% das necessidades diárias de niacina, 4.6% das de riboflavina e 30% das de tiamina”.

 – Antioxidantes contra radicais livres
“A semente de chia possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer”.

 – Manganês extra
A porção da semente de chia tem 63.5% das necessidades diárias de manganês. Esse nutriente participa na síntese de várias reações enzimáticas e estimula o crescimento dos ossos e do tecido conjuntivo (ótimo para as crianças).

 – Cheia de zinco
Além de tudo isso a CHIA também melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão. Promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno. Na porção de chia você encontra 12.3% das necessidades diárias de zinco.

 – Rica em cobre
“O cobre facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno”. A porção da semente possui 30.5% das necessidades diárias de cobre.

Com certeza depois de ler toda essa matéria você já deve estar no supermercado comprando a CHIA né?

A chia é uma ótima semente, mas como escrevi no início, CUIDADO, apesar dos inúmeros benefícios, se for usada de forma exagerada ela pode engordar porque é rica em calorias.

Fonte: site minha vida